O que é o Almanaque da Rede?

A plataforma Almanaque da Rede propõe um método de aprendizagem por rede social que conecta os estudantes através de jogos que ensinam produção textual e qualificam a leitura.

Os jogos de escrita criativa do Almanaque são:

    • O Jogo das Narrativas exercita a sua criatividade e ajuda a contar uma história em todas as etapas: desde criar uma boa trama até desenvolver cenários e personagens.
    • O Jogo dos Diálogos propõe uma história em quadrinhos e é você quem decide os rumos da história. Com este jogo você aprende a analisar problemas e desenvolver pontos de vista com os personagens.
    • O Jogo dos Desafios ensina a desenvolver a escrita em tipos diferentes de textos como dissertação, narração, mensagem e descrição. Oferece testes de Matemática em Álgebra, Trigonometria, Aritmética e Geometria; e, de Física, com desafios em Termologia, Mecânica, Eletricidade e Ótica.
    • Jogo Sei Mais (jogo de conteúdos específicos de Português, Biologia e Física)

Para cada um desses jogos há uma ficha de autoavaliação, a partir da qual o aluno avalia seu processo de escrita com os mesmos parâmetros da ficha de avaliação com a qual o professor avaliará o texto.

Além desses jogos, existem também na plataforma:

  • Revista eletrônica Mundo da Ficção (revista de resenhas com mais de 1600 livros e filmes comentados). É uma revista digital para leitores em geral, em especial aqueles interessados na escrita, como professores, estudantes, escritores, apreciadores de livros, quadrinhos, filmes.
  • Video aulas de Português, Física e Matemática

Como os parâmetros de avaliação ADR ajudam ao professor?

O Almanaque da Rede é um sistema gameificado e meritocrático que oferece aos professores ferramentas para acompanhar, analisar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos.

Os parâmetros de avaliação do Almanaque possibilitam que os professores tenham ampla visão do desempenho de uma turma ou de um aluno específico.

Os jogos apresentam uma tag indicando a qual ponto do conteúdo ou qual das habilidades com a leitura e a escrita se referem. A plataforma oferece relatórios periódicos indicando quais assuntos cada aluno precisa estudar mais para melhorar seu desempenho. Com isso, os professores podem personalizar o atendimento aos estudantes e trabalhar o ponto exato das suas dificuldades.

Caso exista interesse dos colégios ou sistemas de ensino, a plataforma Almanaque pode “rodar” também jogos adaptados para outras disciplinas. Com o projeto Sei Mais Física que, em 2013, entra no quinto ano, nós já experimentamos usar a plataforma com os conteúdos de Física, Matemática e Biologia, além de leitura e redação.

Os resultados podem ser vistos aqui: 

 O que é preciso para o professor participar?

Para participar do Almanaque da Rede, o professor precisa se cadastrar e fazer o nosso curso online de capacitação em Gestão de aprendizagem digital, com carga horária de 12 horas. Ao final do curso, o professor recebe um código que fornece aos seus alunospara que esses possam adicioná-lo como o avaliador.

 

Clique aqui para se cadastrar. Entraremos em contado com as datas de início do próximo curso.